O tema escolhido para a V edição do CONAVE é: Da Educação Básica à Educação Superior: Avaliação, formação de professores e o direito à Educação.

Todos os níveis da Educação Brasileira são avaliados pelos órgãos governamentais em que são produzidos resultados específicos tendo em vista a melhora da qualidade da educação. Entretanto, podemos nos perguntar: Como essas diferentes avaliações se comunicam? Como se articulam? Como a avaliação da Educação Superior (em nível de graduação e de pós-graduação) tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino da Educação Básica? Como a avaliação da Educação Básica tem contribuído para o desenvolvimento de políticas de formação de professores e para a garantia do direito à Educação de excelente qualidade para todos? Essas são algumas questões que nortearam a Comissão Organizadora do V CONAVE a definir o tema do evento. Nessas discussões não podemos deixar de mencionar a Base Nacional Comum Curricular, BNCC, homologada em dezembro de 2017 e que, de certa forma poderá trazer impactos nos processos de desenvolvimento de políticas avaliação.

Sendo assim, forma estabelecidos os seguintes objetivos:

♦ Promover a discussão sobre as possíveis articulações entre a avaliação da Educação Superior, a Avaliação da Educação Básica, a formação de professores e o direito à Educação;

♦ Promover a discussão sobre os resultados das avalições de Cursos de Graduação e de Programas de Pós-Graduação e as suas contribuições e impactos para a melhoria/transformação da qualidade da Educação Básica e de políticas de formação de professores;

♦ Promover a divulgação e análise dos resultados das avaliações em larga escala e institucionais;

♦ Promover a divulgação de pesquisas e de grupos de pesquisas sobre avaliação da Educação Superior e avaliação da Educação Básica.



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